quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pilates na gestação

A gravidez é uma época em que ocorrem na mulher intensas alterações musculoesqueléticas, físicas e emocionais. Há uma variedade de ajustes fisiológicos e endócrinos objetivando a criação de um ambiente ótimo para o feto.

Imagem da internet

Dentre as alterações musculoesqueléticas, destaca-se a mudança do centro de gravidade, que passa a ser mais alto e instável. As causas dessa mudança são o aumento das mamas e o deslocamento do útero para a região abdominal (o útero é um órgão pélvico até a 12ª semana de gestação). Como forma de equilíbrio, ocorre uma adaptação postural: o ventre é deslocado para frente (com conseqüente aumento da lordose lombar), a base de sustentação é aumentada (afastamento dos pés), a mulher assume a marcha anserina (inclina o corpo para um lado e para o outro, semelhante a um ganso). Também ocorre aumento da curvatura cervical e “enrolamento” dos ombros.

Essas compensações podem resultar em dores, principalmente lombar, sacro-ilíaca e cervical. A melhor forma de preveni-las ou minimizá-las é através de exercícios posturais, que irão alongar e relaxar músculos tensos e fortalecer os mais solicitados.
Sendo assim, o pilates é uma ótima opção, pois trabalha a estabilização da musculatura postural, proporciona fortalecimento e percepção da musculatura do assoalho pélvico (importante para sustentação do útero e no trabalho de parto), melhora equilíbrio e coordenação. Outro ponto forte é que todo o trabalho é feito sem sobrecarrega nas articulações, já que a gestante apresenta frouxidão ligamentar devido à influência hormonal. Ocorre hipermobilidade articular, podendo predispor a lesões, especialmente na coluna, pelve e membros inferiores.

Mulheres sedentárias podem praticar a partir do 3º mês de gestação, mulheres que já praticavam antes da gestação não necessitam interromper os exercícios, contanto que não apresentem nenhuma contra-indicação (risco de parto prematuro, gestação múltipla, hemorragia, entre outras). Em ambos os casos, é necessário liberação do médico obstetra e as aulas devem ser feitas com orientação profissional. 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Como otimizar sua aula de pilates



Aí vão algumas dicas para um bom aproveitamento na sua aula de pilates:

· Fique atento às instruções do professor, na dúvida peça que explique novamente;

· Organize seu corpo antes de iniciar os movimentos e sempre que sentir necessidade;

· Verifique se os equipamentos utilizados estão dimensionados para você;

· Nunca deixe de respirar. A respiração é fundamental para o bom desenvolvimento da técnica;

· Não tenha pressa! Realize os movimentos de forma lenta e precisa. Pilates é sinônimo de qualidade de movimento e não quantidade;

· Nem sempre a dificuldade em realizar um exercício ocorre por falta de força, ensine seu corpo a controlar o movimento. Concentre-se;

· Tensione apenas os músculos necessários pra realizar o movimento e mantenha os demais relaxados. Não se agarre ao colchonete ou outra base de apoio!

· Fique atento à manutenção do controle da região abdominal (Power House), se perceber que perdeu a tensão, organize-se novamente. Sua coluna pode pagar caro por isso;

· Informe ao instrutor sobre qualquer desconforto;

· Compare seus resultados com você mesmo. Não se importe com o desempenho do seu colega. Respeite seus limites.

· Observe sempre sua postura, sua pelve em posição neutra, cervical neutra (pescoço alongado). Observe os ombros, eles tendem a estar tensos.

· Mantenha o abdômen sempre contraído; se a musculatura “fibrilar” pare o exercício, lembre-se da excelência do movimento.

· Lembre-se que o Método Pilates preconiza os exercícios leves, com poucas repetições, mas com excelência dos movimentos.

· O instrutor(a) irá estimulá-lo proprioceptivamente, tocando em regiões que precisam ser conscientizadas. (Se isso o incomodar, verbalize que prefere não ser tocado).

· Nunca manipule as molas dos aparelhos, tome muito cuidado ao entrar ou sair dos aparelhos, respeite o limite de sua flexibilidade. Preste atenção quando o professor mostra a amplitude do exercício que você irá realizar.

Fonte: ClubedoPilates

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mas afinal, o que é Pilates?

Pode-se definir como um sistema de exercícios que integra mente e corpo, tendo como base princípios criados por Joseph H. Pilates. É uma mistura balanceada de treino de força e flexibilidade, trabalhando vários grupos musculares simultaneamente com movimentos suaves e contínuos, sempre enfatizando a estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”).

Pilates desenvolveu seu método baseado em um conceito denominado contrologia. Segundo ele, contrologia é “a ciência e a arte de coordenar o desenvolvimento do corpo, mente e espírito através de movimentos naturais, sob o rígido controle da vontade”.

Todos os exercícios são baseados em fortalecimento muscular com alongamento, por isso Pilates já dizia na época: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”

Algumas razões que fazem do Pilates uma atividade fundamental para:

BEM-ESTAR:
- incentiva hábitos saudáveis
- estimula a concentração e o equilíbrio físico e mental
- alivia a maior parte das dores nas costas e melhora a postura
- reduz a fadiga, o desconforto e a dor
- melhora a flexibilidade muscular, a mobilidade das articulações e o controle da respiração

FITNESS:
- proporciona excelente condicionamento físico, aumentando a resistência e o controle motor
- alonga, define e tonifica os músculos
- corrige a coordenação, a postura e o alinhamento do corpo
- conduz à perda de centímetros nas regiões do abdômen, coxas e nádegas

Você pode fazer do Pilates uma atividade para a vida toda.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

História cronológica do Pilates em 33 passos




1. Joseph Pilates, o criador do método, era uma criança muito doente. Sofreu com doenças como a asma, raquitismo e febre reumática.
2. Aos 14 anos, seus males foram tratados através da prática de exercícios e musculação.
3. Ele cresceu e se tornou modelo para desenhos anatômicos.
4. Ele era extremamente dedicado aos exercícios.
5. Como resultado, o menino tornou-se um desportista qualificado para atividades como esqui, mergulho e ginástica.
6. Em 1912, Joseph Pilates trabalhava para a Scotland Yard como Instrutor de Auto-Defesa, na Inglaterra.
7. Na I Guerra Mundial, Pilates, sendo de nacionalidade alemã, veio a ser chamado de “inimigo
estrangeiro”, assim como todos os outros cidadãos alemães da época.
8. Durante sua captura, Joseph investiu seu tempo em aperfeiçoar os métodos diferentes de exercícios
que ele desenvolvera.
9. Ele então começou a ensinar sobre o método.
10. Ele utilizou as molas dos leitos hospitalares para treinar a resistência dos pacientes de acamados.
11. Pilates foi primeira pessoa que desenvolveu as formas de reconstrução do exercício para ajudar
os pacientes feridos e aqueles que são incapazes de se mover livremente.
12. Sua técnica também ajudou os pacientes que foram confinados à cama ou em cadeiras.
13. Suas máquinas se tornaram a base para todos os projetos do método depois de Joseph Pilates.
14. Em 1918, quando uma epidemia de gripe atingiu a humanidade, na Inglaterra, nenhum dos alunos
foi infectado com a doença, enquanto que milhares de pessoas morreram. Isso reforçou a reivindicação de Joseph Pilates sobre a eficiência de seu exercício.
15. Depois disso, ele logo foi absolvido das acusações e liberado. Em seguida, Joseph voltou para a
Alemanha e aperfeiçoou seu método.
16. Rudolf Van Laban promoveu as técnicas de Joseph na comunidade de dança adaptandando seus exercícios.
17. Além disso, em 1926, Joseph Pilates imigrou para os Estados Unidos.
18. Nos E.U. A, ele conheceu seu amor e, em seguida, sua esposa Clara. Juntos abriram um estúdio de fitness na cidade de Nova York, junto com o New York City Ballet.
19. Em 1960, o método Pilates foi muito procurado principalmente pelos dançarinos de Nova York.
20. Um desses alunos foi George Ballanchine, através do qual ensinou Pilates às bailarinas do New York City Ballet.
21. Seu método ganha muita popularidade, não só na cidade de Nova York, mas também em várias outras partes dos Estados Unidos.
22. Carola Trier e Bob Seed, dois alunos de Pilates, abriram seu próprio estúdio, onde demonstraram os métodos e as técnicas concebidas por Pilates.
23. Carola Trier, tinha realmente que vir para os E.U.A. Ela escapou dos campos de concentração nazistas e se encontrou com Pilates em 1940.
24. Bob Seed era um ex-jogador de hóquei. Ele também foi um estudante ávido de Pilates. Ele abriu seu estúdio muito próximo ao de Joseph e tentou entrar em concorrência. Diz-se que Pilates ameaçou Bob Seed, e advertiu-o a deixar a cidade, e na verdade ele deixou.
25. Pilates morreu em silêncio, sem instruções à Clara de como ela deveria manter a sua linha de trabalho.
26. Ela traçou seu próprio caminho e manteve o estúdio, Studio Pilates.
27. Romana Kryzanowska, uma vez aluna de Joseph e Clara em 1940, ajudou Clara com o estúdio e continuou a trabalhar com ela. Ela se tornou diretora do estúdio em 1970.
28. Em 1967, dois estudantes, Kathy Grant e Lolita San Miguel, foram os dois únicos profissionais marcados na história, que foram oficialmente certificados pelo Pilates.
29. Em 1970, outra pessoa, Ron Fletcher, que era dançarino de Martha Graham, estabeleceu seu estúdio na cidade de Los Angeles. Ele conseguiu atrair várias estrelas de Hollywood. Clara ficou bastante impressionada com seu trabalho e lhe deu a permissão para continuar com o nome Pilates. Fletcher também trouxe várias outras melhorias em seu regimento.
30. Grant passou a assumir o Studio Bendel no ano de 1972.
31. Lolita San Miguel foi para Porto Rico e ensinou Pilates no Ballet Concerto de Porto Rico.
32. Então, na metade de 1980, assim como Fletcher conseguiu a visibilidade de Hollywood, a mídia fez uma grande ênfase no método Pilates. Desta forma, o método ganhou popularidade entre as celebridades americanas e população em geral.
33. Atualmente o Pilates conta com mais de cinco milhões de praticantes somente nos E.U.A.